Start Outdoor
   
   
  Última atualização   13 de novembro de 2019 | 11:37:58
Contato

Vereador ressalta ações desenvolvidas em 2011


Incluída em: 30/12/2011 | 14:29


Em abril desse ano, o vereador Jonei Eiras (PSDB) assumiu uma vaga na Câmara após a ida de Álvaro Cagnani para a Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas. Ao encerrar as atividades em 2011, o parlamentar fez um balanço das ações desenvolvidas por ele durante os últimos meses.

Ao todo foram apresentadas 123 indicações, 15 requerimentos, quatro anteprojetos de lei, dois projetos de decreto legislativo, uma emenda à projeto de lei e um projeto de lei. Ele participou, ainda, das Comissões de Finanças e Orçamento e de Assistência, Ação Social, Direitos Humanos e do Consumidor e da Comissão Especial de Inquérito que investiga possíveis irregularidades nas obras de pavimentação da cidade.

Além de pedidos para segurança no trânsito (incluindo a colocação de semáforos no trevo do Parque Primavera e no cruzamento das ruas Ceará e Minas Gerais, além de melhorias no trânsito entre as ruas Corrêa Neto e Prefeito Chagas), Jonei Eiras destacou que as indicações encaminhadas abrangeram diversos assuntos, tais como: acessibilidade, limpeza de áreas públicas, pavimentação, criação de novas bibliotecas, alteração em horários dos ônibus do transporte coletivo, adequação dos sanitários de alguns órgãos públicos municipais, melhorias na iluminação pública da cidade e otimização dos serviços do aeroporto local. “Durante esse meses tive a oportunidade de  visitar muitos bairros de Poços e ouvir da população as principais necessidades de cada local. Encaminhamos mais de 100 indicações ao prefeito e sempre deixo claro que esse é um dos papéis do vereador, levar ao conhecimento da prefeitura, que tem o poder de executar, os anseios das pessoas. Foram muitas as reivindicações e espero que elas sejam atendidas na medida em que a prefeitura tenha recursos”, afirmou.


Anteprojetos

A prevenção do Diabetes nas escolas foi tema de um dos anteprojetos de lei apresentados pelo legislador. O objetivo é criar o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes nas crianças e adolescentes matriculados nas creches e outros estabelecimentos de ensino da rede municipal, através de pesquisas visando ao diagnóstico precoce da doença. O programa consiste basicamente em identificar, cadastrar e acompanhar os portadores do Diabetes, além de conscientizar pais, alunos e professores quanto aos sintomas e gravidade da doença. Em resposta a essa sugestão, a prefeitura informou que já funciona em todos os PSF's, com a coordenação do Núcleo de Especialidades Central, o HIPERDIA, que antede aos portadores de Hipertensão e Diabetes, inclusive crianças e adolescentes. Além disso, esclareceu que as crianças portadoras de Diabetes recebem toda a medicação necessária para o tratamento, além de orientações de enfermagem e acompanhamento de nutricionista e psicóloga quando necessário. O Executivo citou, ainda, que a Associação dos Diabéticos de Poços de Cadas desenvolve um projeto denominado “Escola Saudável, com  a proposta de conscientizar alunos sobre a importância da alimentação saudável e a prática de atividade física. Desta forma, segundo afirmou a prefeitura, as ações propostas pelo vereador são relevantes e estão sendo contempladas com as atividades já existentes.

Outro anteprojeto elaborado foi referente à criação do PROSAJ – Programa Municipal de Saúde da Juventude. Os objetivos desse programa são promover e difundir conhecimentos importantes para a proteção da saúde física e mental de jovens de ambos os sexos, inseridos na faixa etária dos 15 aos 24 anos de idade. A matéria, caso seja acatada pelo Executivo, será desenvolvida através de seminários, palestras, cursos e cartilhas, que abordarão temas como Alimentação e Comportamento Alimentar, Comportamento Sexual, Homossexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Gravidez, Criminalidade, Drogas, Violência, Comportamento e Relacionamento Familiar e Depressão.

Por fim, os outros dois anteprojetos são sobre diretrizes para assistência ao idoso, de modo a fixar condições para a distribuição de óculos de grau a pessoas acima de 60 anos, e a inclusão na proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação do conteúdo Qualidade de Vida com Amor Exigente, bem como a inclusão , também, nas propostas pedagógicas das escolas.

Homenagens

Através dos projetos de decreto legislativo apresentados, duas pessoas foram homenageadas pelo parlamentar: Dr. José Maria de Oliveira e Dr. Otenil Pereira  de Ávila. Eles receberam o Título de Cidadania Poços-Caldense  durante sessões solenes da Câmara.

Trabalho

Para o vereador, 2011 foi um ano de muito trabalho e compromisso com a população de Poços de Caldas. “Quero agradecer a confiança de todos e desejar um 2012 repleto de muita paz. Que nossa cidade se desenvolva ainda mais e que os cidadãos sejam beneficiados com uma excelente qualidade de vida”, concluiu Jonei Eiras.
 

Fonte: ACS/Câmara Municipal

PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados