Lu Conviteria - Convites de Casamento
   
   
  Última atualização   20 de setembro de 2019 | 13:59:24
Contato

IMS abre exposição com imagens de alunos do curso de fotografia de 2011


Incluída em: 11/01/2012 | 16:58


O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas (rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados) abre, no dia 14 de janeiro, às 20h, a exposição A fotografia como investigação do ver, no Chalé Cristiano Osório. A mostra reúne 72 trabalhos realizados pelos participantes do curso homônimo de fotografia ministrado pelo professor Luciano Bernardino da Costa, que também é curador desta exposição.

 

O curso, que está em seu segundo ano, foi direcionado a fotógrafos principiantes ou profissionais, cuja principal meta era investigar a fotografia além do registro e da técnica, potencializando assim a leitura das imagens para desdobramentos mais aproximados ao universo das artes. Para o professor Luciano Bernardino da Costa, ao longo desses dois anos de curso, um grupo de fotógrafos e amigos começou a se formar. “Os vínculos dessa relação estão implícitos nas discussões conjuntas que se ampliam ano a ano, nas orientações técnicas, estéticas e discursivas das imagens, nas saídas fotográficas que abrem novas perspectivas de trabalho e, principalmente, na procura de um olhar que manifeste uma relação de redescoberta do mundo a nossa volta, tendo a fotografia como meio de experimentação”.

 

Para isso, o uso da câmera, a observância da composição, o domínio da linguagem fotográfica, o tratamento e a pós-produção das imagens e a edição das fotografias são pensados como um todo articulado. “Ir além do imediatamente visível e investigar as concepções naturalizadas do ato de ver pelo fotográfico são, assim, os propósitos do curso de fotografia do IMS. Muitas das imagens presentes nessa exposição revelam, tanto ao fotógrafo como ao espectador, referências visuais e imaginárias capazes de ultrapassar o imediatamente percebido, de acessar um sentido diferenciado, em que cada registro é a expressão de um olhar atento, à procura de um apuro técnico e simbólico”, completa Luciano.

 

Sobre o professor e curador: Luciano Bernardino da Costa é professor-doutor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), ministrando aulas de Fotografia Urbana, História da Arte e Sociologia. É pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos (NEU), da PUC-Minas, no qual coordena grupo de estudos sobre imagem, espaço e cidade. Em 2010 concluiu doutorado pela FAU-USP na área de Projeto, Espaço e Cultura com projeto que discute a percepção do espaço urbano e sua relação com a estética fotográfica contemporânea. Fotógrafo há 15 anos, tem como principal área de interesse a relação entre imagem fotográfica e percepção do urbano, tendo realizado exposições em várias instituições e eventos.

 

Serviço: A fotografia como investigação do ver
Vernissage: 14 de janeiro de 2012, às 20h
Exposição: de 15 de janeiro a 26 de fevereiro de 2012

 

Horário de visitação: de terça a domingo, das 13h às 19h

 

Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados; tel.: (35) 3722-2776
Entrada franca; estacionamento gratuito no local

 

IMS
 

PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados