Avalon
   
   
  Última atualização   15 de novembro de 2019 | 14:43:13
Contato

Redução da pressão traz melhor desempenho ao abastecimento de água em Poços de Caldas


Incluída em: 12/01/2012 | 12:38


O DMAE - Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, vem implantando diversas ações visando o aprimoramento dos serviços prestados à população, entre eles a Redução do Índice de Perdas de Água Tratada.                  

 

A perda da água, desde a produção (quando retirada da fonte ou represa) até o consumo, é calculada pela diferença entre a água produzida e a água consumida. Ou seja, O DMAE distribui determinado volume de água, mas a medida do consumo é menor. Essa diferença é a perda da água tratada. Como o Índice de Perdas de Água está proporcionalmente ligado às altas pressões nas redes de água, o DMAE implantou o trabalho de redução destas pressões, nos locais onde as mesmas se encontravam acima dos níveis recomendados pela Norma Brasileira 12.218, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Equipes do DMAE fazem o levantamento nesses locais onde, estão sendo instaladas as “VPRs – Válvulas Redutoras de Pressão”.

 

O Gerente de Engenharia e Operações do DMAE, engenheiro Antônio Roberto Menezes , afirma que “há um limite de perdas, inevitável, no transporte da água. Mesmo assim, a proporção ideal é que elas não ultrapassem de 20% a 25%”. Sem dúvida um dos principais fatores a causar  vazamentos nas redes, é a pressão excessiva, quando não há controle eficaz da distribuição de acordo com a demanda. Se em determinada região a oferta é maior que a demanda, a pressão da água acumulada pode danificar as tubulações, provocando vazamentos”. A topografia de Poços de Caldas  contribui para isso: a cidade tem relevo plano em apenas 7% de sua superfície. 93% da cidade estão em relevo ondulado ou montanhoso”. A redução de pressão, através da aplicação de uma VPR traz vários benefícios, inclusive ao meio ambiente, explica o engenheiro Menezes: “redução do volume perdido através dos vazamentos, redução do consumo diretamente relacionado com a pressão da água, como lavagem de carros e calçadas e irrigação de jardins. Além desses benefícios, teremos também a estabilização da pressão, diminuindo a possibilidade de rompimentos das tubulações, inclusive nas instalações internas dos consumidores, evitando vazamento e desperdício de água”, afirmou.
                
 

ACS/DMAE
 

Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui PINHAL net 2017 4



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados