Start Outdoor
   
   
  Última atualização   22 de novembro de 2019 | 01:38:53
Contato

Pista de Skate começa a ser projetada em Andradas


Incluída em: 18/01/2012 | 15:27


A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente está trabalhando na elaboração do Projeto para a construção de uma pista de skate, próximo a agência do INSS, na Vila Graziane, ao lado da Academia ao Ar Livre.

 

O Prefeito Ademir Perez recebeu em seu gabinete o skatista Ronaldo dos Santos, acompanhado do vereador Clovis Carvalho para tratar deste assunto. “Estamos felizes e queremos antecipar os nossos agradecimentos a Prefeitura e a Secretaria de Educação e Esporte, e em especial ao vereador Clovis Carvalho por dar atenção ao nosso pedido. Há 16 anos os skatistas de Andradas lutam para conseguir isso e agora temos certeza que a pista será realidade. Andradas possui cerca de 30 adeptos deste esporte e com a construção da pista este número deve aumentar muito mais”, destacou Ronaldo.

 

A reivindicação do vereador Clovis Carvalho para a construção da pista de skate foi feita no final de 2008 e aprovada em 2009.

 

“Quando vi um grupo de skatista na rua praticando o esporte resolvi ajudá-los a lutar por esta conquista. Com a construção desta pista os nossos atletas terão um local edequado e mais seguro para a pratica desta modalidade e não precisarão se deslocar a cidades vizinhas para este fim”, concluiu o vereador.

 

História do skate

 

Ainda não se sabe exatamente quando apareceu o skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era em uma época aonde reinava o surf e a curtição total sobre uma prancha, mas como as coisas nunca davam certo aqueles mesmos surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em "shapes", para que assim pudessem surfar em terra firme.

 

Os skates eram muito primitivos, era apenas uma tábua e quatro rodinhas. O crescimento do 'surf no asfalto' se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.

 

Era uma época onde o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 se comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Esse esporte então teve seu auge em meados dos anos 70, quando ocorreu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas: a revista "Skateboarder", uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, agora cobrindo assuntos sobre competições de Biker's.

 

Foi quando se deu a 'morte' do skate. Muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficando os que realmente gostavam. Esses skatistas - que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era a respeito deles - lançaram-se a andar nas ruas, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculo. Daí se deu o street skate.

 

Anos 70
Lá pelos anos 70 houve o racionamento de água nos EUA, e muitas pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas. Foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam ser ótimos obstáculos. Surgia assim o 'skate vertical'.

 

Anos 80
Nos anos 80 o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilização das pistas em "U" - os half pipes. O skate retorna às suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros contribuíram e muito para o progresso do skate.

 

ACS/Prefeitura de Andradas

 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados