TV Poços
   
   
  Última atualização   12 de novembro de 2019 | 21:08:10
Contato

Pinhal realiza 1º Concurso de Marchinhas de Carnaval


Incluída em: 18/01/2012 | 16:00


Brasil, Rio de Janeiro, ano de 1899... Nascia, pela composição de Chiquinha Gonzaga, o sucesso que é considerado a primeira marcha carnavalesca da história: Ó abre alas.
 
 

Duas décadas depois, a "Marchinha" - como ficou conhecida -, veio se firmar como principal gênero musical do carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60. Após praticamente o último suspiro das marchinhas em 1980 com Balancê, na voz de Gal Gosta, sentimos a necessidade histórica artística-cultural-social de, se não um resgate, pelo menos a manutenção de um gênero repleto de brasilidade em todo o seu contexto, propiciando assim a possível e devida perpetuação de um legado de valor cultural imensurável.

 

É com esse sentimento que o projeto "Marchinhas - Rebrincando Fevereiro" traz uma proposta de não apenas resgatar o gênero, mas principalmente de propiciar a sua expansão através da criação e produção de novas composições, incentivando e contemplando principalmente novos autores, compositores e formações musicais.

 

Quando voltamos nossas lembranças para a saudosa Espírito Santo do Pinhal, com todo o seu histórico carnavalesco e sua inestimável contribuição artístico-cultural-social eternizada nessa época de ouro das marchas carnavalescas, não nos sobra nenhum resquício de dúvida sobre a importância e a beleza dessa responsabilidade com nossa história.

 

Podemos - e devemos - continuar a repassar esse importantíssimo legado através da comunhão entre consagrados e grandes artistas e futuros grandes artistas.

 

Para baixar o regulamento do Concurso acesse: http://www.pinhal.sp.gov.br/novo/images/stories/imprensa/2012/cultura/Regulamento.Ficha.Marchinhas.pdf

 

ACS/Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal

2 - Anuncie Aqui PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados