Icasa
   
   
  Última atualização   24 de novembro de 2017 | 05:19:01
Contato

Mutirões de catarata serão retomados


Incluída em: 06/01/2017 | 07:33


O prefeito Sergio Azevedo anunciou, na manhã de quinta, 5, após reunião com os prefeitos e secretários de saúde que compõem o Cismarpa (Consórcio Intermunicipal do Alto Rio Pardo), que dará continuidade aos mutirões de catarata, realizados pelo consórcio. A reunião aconteceu na Casa dos Conselhos e contou ainda com a presença do vice-prefeito Flávio Faria e do secretário de Governo, Celso Donato.

De acordo com levantamento feito pelo próprio Cismarpa, só em Poços, existe uma demanda reprimida de 1.400 pacientes. O serviço ficou suspenso na cidade por um ano e meio. "Nossa expectativa, e iremos trabalhar pra isso, é realizarmos um mutirão ainda neste primeiro semestre ", anunciou o prefeito. Ainda de acordo com Sérgio, a administração irá batalhar por recursos, mas se não obtiver êxito, fará com recursos próprios. "É uma questão de gerenciamento e prioridades. Na nossa administração, prioridade será sempre a saúde".

Para o secretário de saúde, Carlos Mosconi, o atendimento das demandas por cirurgias de catarata pelo Cismarpa é uma boa solução. "Os municípios, agindo de forma integrada, com esta articulação dos prefeitos, auxiliam muito no fluxo do atendimento e também na questão financeira, pois o custo do serviço fica muito mais barato".

Participaram da reunião os prefeitos de Caldas, Albertina, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Divisa Nova, Ipuiuna, Santa Rita de Caldas e Poços.

Cismarpa
A secretária executiva do Cismarpa, Ceila Maria de Souza Mariano, informa que a demanda de Poços inclui pessoas que esperam a cirurgia do segundo olho, outras que já mediram a lente e aguardam a cirurgia e outros pacientes que necessitam da cirurgia mas não iniciaram nenhum procedimento.

Ela, assim como o presidente do Consórcio, o prefeito de Bandeira do Sul, José dos Santos, apostam na ampliação dos serviços de saúde para a população dos treze municípios que integram o Cismarpa. Para isso, foram discutidas na reunião, questões como o aumento na contribuição de cada município, que passará a valer a partir do próximo ano.
 
"Estamos apostando na ampliação dos serviços e, para isso, precisamos da deliberação dos prefeitos com relação a verbas. Claro, todos estão assumindo com dificuldade financeira, mas com muita vontade que o Cismarpa avance, com vontade de dar certo! E quem vai ganhar com isso, são as pessoas, os moradores de cada cidade", conclui Ceila.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

1 - Icasa - ISO9000 2 - Anuncie Aqui Pocos-Net 2017 2



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados