CopiaMax
   
   
  Última atualização   19 de setembro de 2017 | 15:50:57
Contato

Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial de MG


Incluída em: 09/01/2017 | 18:51


O Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou, na última sexta-feira (6), o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado. A manifestação cultural é celebrada anualmente pelos católicos, sempre perto do dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Poços, que preserva a tradição da comemoração da data, realizou o Encontro de Folia de Reis no último sábado (7), na Igreja Matriz, no centro da cidade. Nove companhias de santos-reis estiveram presentes: Tiãozinho, Brasil Esperança (sr. Amadeu), Pedro Gomes, Corumbi, José Vitor, sr. Ditinho, Caminhando na Estrada de Jesus (Zé Cláudio), Antônio Cassimiro e Três Reis Santos (Sabiá).

A Folia de Reis é uma homenagem aos Reis Magos. O Dia de Reis, segundo a crença cristã, é a data em que os três Reis Magos (Melchior, Baltazar e Gaspar) visitaram o menino Jesus, nascido na noite de Natal, guiados pela Estrela de Belém no céu. De acordo com a crença, os três Reis ofereceram ouro, incenso e mirra de presente ao menino Jesus. As companhias visitam casas cantando para anunciar o nascimento de Jesus.

O prefeito Sérgio Azevedo e o vice, Flávio Faria, presentes ao evento na Matriz, carregaram o estandarte de uma das companhias. O secretário de Cultura, Hudson Vilas Boas, também participou do encontro e comentou a importância da Folia de Reis. “É uma tradição muito importante em nossa cidade. Todo ano, a Secretaria de Cultura fica responsável pela organização do evento”, disse. Vilas Boas informou também que a secretaria cogita a possibilidade de criar arquivos das canções das companhias por meio de gravações e partituras para que haja um registro desta cultura popular.

Outros secretários e autoridades também estiveram presentes no encontro.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

2 - Anuncie Aqui Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados