WEB EXPRESS TOPO
   
   
  Última atualização   24 de janeiro de 2017 | 19:12:07
Contato

Vacina contra HPV para meninos já está disponível no município


Incluída em: 11/01/2017 | 18:38


Já está disponível nas 19 salas de vacinação das unidades de saúde locais a vacina contra o HPV para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A vacina, que até o ano passado só era feita em meninas, foi inserida no calendário de vacinação a partir do dia 2 de janeiro de 2017.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão também incluídos os meninos entre 9 e 11 anos.

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões.
“Não é campanha, é uma alteração no calendário vacinal pra 2017, que já está disponível desde o dia 2 de janeiro. A população de meninos nessa faixa etária no município está estimada em 2415.” afirma a técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Scatola.

HPV para meninos
O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

HPV para meninas
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 265 mil mulheres morrem devido à doença em todo o mundo, anualmente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima 16 mil novos casos.

Confira os locais de vacinação: UBS Cascatinha, UBS Regional Leste (Chácara Alvorada/Philadelphia/ Estância São José), UBS Regional Sul, UBS Dom Bosco 1, UBS Jardim São Paulo, UBS Kennedy 1, UBS Kennedy 2, UBS Nova Aurora, UBS Parque Esperança 2, UBS Parque Pinheiros, UBS Ponto da Cascata, UBS Santa Augusta, UBS Santa Rosália, UBS São José 1, UBS Itamaraty, UBS Vila Nova, UBS Centro/ Samu, UBS São Jorge e UBS Country Club.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

1 - Icasa - ISO9000 2 - Anuncie Aqui 3 - banner telemidia



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados