CopiaMax
   
   
  Última atualização   23 de setembro de 2018 | 21:30:08
Contato

16ª Semana de Museus traz hiperconexão, redes sociais e modernidade líquida


Incluída em: 15/05/2018 | 21:09


Propor novas abordagens para atrair novos públicos. Este é o objetivo da 16ª Semana Nacional de Museus, que teve início na última segunda-feira (14) e vai até o próximo domingo (20), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Em Poços, o Museu Histórico e Geográfico preparou uma programação especial, em consonância com o tema “Museus Hiperconectados”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo IBRAM em todo o país. Nessa edição, 1.130 museus oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. A cada ano, um tema diferente é proposto para nortear as atividades da Semana de Museus.

Em Poços de Caldas, as atrações do evento foram selecionadas por meio do edital 04/18. Desta forma, além de as propostas serem construídas a partir do tema apresentado, há a garantia de total transparência no processo.

Segundo o coordenador do Museu Histórico e Geográfico, Yuri Almeida Gonçalves, Poços de Caldas é o único município do país a oferecer a programação por meio de edital específico. A informação foi obtida durante reunião do Sistema Estadual de Museus, em Barbacena, no início do mês. O coordenador do museu local é o representante do Sul de Minas no sistema estadual. “A Semana tem como objetivo dar vida e dinamismo aos museus que, durante muito tempo, foram locais apenas de conservação e contemplação”, destaca Gonçalves.

Programação
Para ampliar sua conexão com crianças, jovens e adolescentes, o Museu Histórico Geográfico de Poços de Caldas lançou, nesta semana, o Stories do Museu, 1a. Mostra de Vídeos Interativos de Poços de Caldas-MG. O concurso é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, dentro do tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. As dez melhores histórias participarão de uma exposição interativa na galeria do Museu e os três stories mais interessantes serão premiados no dia 20 de maio. Mais informações em https://www.facebook.com/museupocos/.

A programação traz ainda o show Tempo Fluido, apresentado pelos músicos Thiago Matheus, Danila Moreno e Afonso Galvani e inspirado na obra do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman. Em total consonância com o tema proposto, o show faz uma profunda reflexão sobre a memória e suas diversas definições. A apresentação será no sábado, 19 de maio, às 14h30, com entrada gratuita.

O Museu Histórico e Geográfico está localizado à Rua Padre Henry Mothon, s/n. O telefone é o 3697-2197.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 4 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados