CopiaMax
   
   
  Última atualização   24 de maio de 2019 | 10:55:38
Contato

Gestantes e crianças já podem se vacinar contra a Influenza


Incluída em: 11/04/2019 | 09:08


A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta quarta, 10, com um objetivo: antecipar a imunização de gestantes e de crianças a partir dos seis meses e até seis anos de idade incompletos. Até o próximo dia 18, a Campanha visa atingir, prioritariamente, este público. Já no período de 22 de abril a 31 de maio, a vacinação será para todos os grupos, incluindo: adultos com 60 anos de idade ou mais, as puérperas até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores, os indígenas, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O dia D, de Mobilização Nacional, será 4 de maio.

Cobertura
A população estimada para a campanha em Poços é de 46.284 pessoas. Em 2018, a cobertura total obtida foi de 93,36%. A vacinação foi de 100% dos trabalhadores em saúde e dos professores. No caso dos idosos, a vacinação foi de 97,13%, já entre as puérperas, de 98,7%. A imunização das gestantes foi de 90,6% e das crianças, de 72,39%.

A Doença
Em 2018, a Vigilância Epidemiológica em Poços notificou 10 casos de SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave, dos quais dois foram confirmados para influenza AH1N1, e um deles evoluiu para óbito. A influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco e que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação.

Imunização
A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS, Organização Mundial de Saúde, com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. As doses são produzidas pelo Instituto Butantan. A dose imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados. Para este início de campanha, 10 mil doses já estão disponíveis nas 18 salas de vacinação do município. O estoque é reposto semanalmente, conforme a demanda.

Salas de Vacinação
Serão 18 pontos de vacinação para a campanha e que funcionam dentro da rotina, também para atendimento do calendário anual. Têm salas nas unidades básicas de saúde dos bairros: Cascatinha, São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul no São Sebastião, Kennedy I, Quissisana, Santa Rosália, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste na Estância São José, Parque Pinheiros, São José, Caio Junqueira e Itamaraty. A sala do centro, na Policlínica Central, vai funcionar em horário estendido, durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza, das 8h às 18h. As demais salas atendem das 8h às 16h30, de segunda a sexta. É importante levar um documento oficial com foto, além da carteirinha de vacinação.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas
 

2 - Anuncie Aqui Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados