Start Outdoor
   
   
  Última atualização   25 de junho de 2019 | 06:34:08
Contato

Cerest dá treinamento de primeiros socorros para novos integrantes da CIPA


Incluída em: 15/04/2019 | 09:13


Foram cerca de duas horas com ensinamentos sobre práticas que podem salvar vidas. Na tarde desta sexta, 12, os novos integrantes da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Prefeitura, participaram do Treinamento Básico de Primeiros Socorros, na Rua Araguaia, 259, Jardim dos Estados, onde fica a sede do Cerest – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador. “O objetivo é orientar, por meio de conversa, de explicações e também por demonstrações práticas, como agir em situações de urgência e emergência, fora do ambiente hospitalar. É um conhecimento muito útil não só para o ambiente de trabalho, mas para o dia a dia de todos”, disse o técnico de enfermagem, Edson Moura, responsável pelo treinamento.

A CIPA é composta por 20 pessoas, sendo 10 titulares e 10 suplentes. Metade da composição é eleita pelos servidores e a outra metade indicada pelo prefeito que esteve no Cerest esta tarde, acompanhado da secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza. “O trabalho de vocês é fundamental porque é muito importante reforçar a conscientização das pessoas para a segurança no ambiente de trabalho, para o uso dos equipamentos de proteção individual e para outras medidas que visem a saúde e o bem-estar”, disse Sérgio Azevedo.

Além do Treinamento Básico de Primeiros Socorros, os novos integrantes da CIPA também fizeram, ao longo desta semana, cursos de Introdução à Legislação das Nrs (Normas Reguladoras) e de Combate a Incêndio. “Foi tudo bem interessante, para ter uma noção de todas estas questões e aprofundar mais em alguns assuntos”, comentou Adriana Morais de Almeida Ribeiro, coordenadora da Divisão de Recursos Humanos e uma das novas integrantes da CIPA. O mandato é de um ano.

O Cerest
Criados a partir da Portaria Ministerial 1.679/2002, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), juntamente com as áreas técnicas de Saúde do Trabalhador, nos âmbitos estaduais e municipais de saúde, têm o papel de prover retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS. Tem equipe multidisciplinar composta por engenheiro de segurança, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, médico do trabalho e administrativo. “O serviço do Cerest inclui ações de vigilância em ambientes e processos de trabalho, investigação de acidentes de trabalho registrados no município, assistência em acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de capacitações relacionadas ao trabalho”, explicou a coordenadora da unidade, Angela Cerqueira Vaz de Alcântara. O telefone do Cerest para os trabalhadores que quiserem mais informações a respeito dos serviços, é o 3697-2397.

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

 

Pocos-Net 2017 4 Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados