Start Outdoor
   
   
  Última atualização   14 de novembro de 2019 | 17:55:18
Contato

I Seminário da Pessoa Idosa debate desafios e possibilidades do envelhecimento


Incluída em: 15/10/2019 | 14:15


 

O teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, sediou o I Seminário da Pessoa Idosa. Durante toda esta terça-feira (15), especialistas na área debateram o tema “Um novo olhar sobre o envelhecimento: desafios e possibilidades”.

 

O seminário é uma realização da Rede do Idoso e da Secretaria Municipal de Promoção Social, com o apoio da Diretoria Regional de Poços de Caldas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) conveniadas e do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI).

 

O seminário tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais e da comunidade acerca do envelhecimento na contemporaneidade, de modo a promover debates sobre o desenvolvimento de políticas públicas que atuem na garantia de direitos da pessoa idosa, assim como na promoção de seu protagonismo na sociedade.

 

“Esse primeiro seminário da Pessoa Idosa do município conta com palestrantes que são referência no estudo do envelhecimento não só na região como em todo o Brasil. Achamos relevante destacar que, no trabalho direto com o usuário, muitas vezes os técnicos se angustiam diante da pouca flexibilidade das políticas públicas e acaba se esquecendo de que eles também são construtores dessa política. Trazer pessoas que participaram do início da implantação de políticas públicas para o envelhecimento, que vieram de ações da sociedade e que hoje se fortalecem como política de estado, nos faz refletir que nós também podemos recriar essa política, de acordo com as necessidades dos nossos usuários”, destaca a coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica, Andréia Cristina Achel.

 

Participaram da solenidade de abertura o vice-prefeito Flávio Faria, a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, o vereador Lucas Arruda, representando a Câmara Municipal, o diretor regional da Sedese, Nelson Maure, a coordenadora da Divisão de Atenção Básica, Camila Bacelar, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Paulo Danilo Vieira.

“Estou imensamente feliz ao ver o teatro cheio de pessoas em busca de conhecimento para que possamos ampliar as nossas ações ao nosso público pessoa idosa de maneira assertiva. Poços de Caldas merece toda essa atenção e investimento. Esse seminário vem coroar um dos projetos da nossa equipe técnica da assistência social, que visa exatamente desenvolver um trabalho mais coerente e eficaz com todos os nossos públicos, por meio do estudo e do conhecimento”, destacou a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

 

O seminário é a concretização do trabalho da Rede do Idoso, espaço intersetorial de discussão sobre as políticas públicas voltadas a essa parcela da população, articulado pela Secretaria Municipal de Promoção Social. “Essa integração é fundamental para que as políticas públicas aconteçam na cidade. O seminário é de grande relevância para que possamos coletivamente discutir, avaliar e definir um norte para as ações”, ressaltou o vice-prefeito Flávio Faria, que participou da abertura do evento.

 

Já o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Paulo Danilo Vieira, lembrou que o mês de outubro é especial porque é celebrado o Dia Internacional do Idoso. “Muito obrigado a todos os palestrantes que, com certeza, enriqueceram bastante o nosso primeiro seminário”, disse. Ele aproveitou para convidar os presentes para uma caminhada comemorativa, promovida pelo Conselho do Idoso, que será realizada na próxima sexta-feira (18), a partir das 15h30, com concentração da Rua São Paulo. Haverá atividades de alongamento e um “aulão” de capoeira adaptada para a terceira idade.

 

Palestras


A assistente social pela PUC Minas, Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação/ Gerontologia pela Unicamp, Maria Eliane Catunda, abriu a série de palestras, abordando o tema “Histórico e perspectivas das políticas para pessoas idosas em Poços de Caldas”.

 

Na sequência, a psicóloga, professora titular no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Anitta Neri (Unicamp) falou sobre a “Qualidade de vida na velhice: o que pensam os teóricos e os próprios idosos?”.

 

No período da tarde, a programação contou com as palestras “Envelhecimento e Políticas Públicas: Teoria e Prática”, de Juliana Mariño (PUC-SP); “Os desafios de envelhecer no século XXI: direitos e garantias do estado”, de Mônica Beatriz Ferreira (UNIS); e “Dor crônica no idoso: os desafios para a rede de atenção e proteção ao idoso e a importância da qualificação dos serviços”, de Karina Gramani Say (Ufscar).

Fotos: Michelle Veloso

 

--
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Poços de Caldas 

 

PINHAL net 2017 4 Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados