Semana da Consciência Negra em Andradas |
Incluída em: 25/11/2019 | 15:24 |
Apresentações teatrais e musicais, encenadas e interpretadas pelos alunos do Projeto Escola Integral
No dia 20 de novembro foi celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, a data foi definida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro.
Em Andradas as atividades tiveram início no dia 18, com a realização do Ciclo de Palestras que terminou dia 21.O tema das palestras foi: “Breve História da Escravidão no Brasil e Cultura Afro-brasileira” elas foram ministradas pelo historiador Ricardo Luiz Souza, aos alunos das Escolas Estaduais Daniel Ribeiro Moggi e Adolfo Firmino Marques.
No dia 20, ás 9h, aconteceu nas dependências do Clube Rio Branco o evento “A Cor de Uma Cultura, que contou com apresentações teatrais e musicais, encenadas e interpretadas pelos alunos do Projeto Escola Integral da rede Municipal de Educação. O público presente pode constatar o grande talento dos alunos que representaram histórias ligadas a cultura afro-brasileira bem como a sua valorização.
Ainda no dia 20, no período da tarde, diversas apresentações culturais aconteceram, também nas dependências do Clube Rio Branco.
O evento teve início às 14h30, com a apresentação de algumas canções. Na sequência aconteceu um sarau cultural, coordenado pela professora de teatro da Associação Amigos da Cultura, Andreia Ribeiro.
A Companhia de Reis Estrela Guia participou do evento, e na ocasião recebeu das mãos da Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, COMPAC, um acordeom, instrumento que auxiliará à Companhia em suas atividades culturais, e em seus giros em Andradas e região, contribuindo para a difusão do grupo e a preservação do folguedo.
Outro movimento que representa a cultura afro-brasileira que esteve presente no evento foi a capoeira, apresentada pelo Grupo Luanda, considerada patrimônio imaterial da humanidade e de Andradas.
Finalizando o evento a Comunidade Power Black, coletivo formado por jovens negros residentes em Andradas, além de ministrar uma palestra o grupo apresentou um desfile com roupas que representam a cultura e a história africana.
Fonte: Prefeitura Municipal de Andradas
|