Start Outdoor
   
   
  Última atualização   22 de agosto de 2019 | 16:44:23
Contato

Instituto Alcoa lança Programa ECOA em parceria com CIEDS


Incluída em: 06/09/2011 | 11:58


O Instituto Alcoa, com mais de 20 anos de atuação no País, acaba de lançar o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). O programa segue diversas linhas de ação, entre elas: sensibilização para a temática ambiental, mobilização comunitária, cursos e oficinas, elaboração de um plano de ação comunitário e eventos. O objetivo é fortalecer e encorajar as comunidades na construção de sociedades sustentáveis.
 
Com duração de 12 meses, o Programa ECOA conta com 11 Núcleos de Sustentabilidade formados por representantes da sociedade civil, poder público e liderança comunitária. Inicialmente, o projeto atuará nas seguintes localidades: Poços de Caldas (MG); Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS); Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS); Tubarão (SC); São Luis (MA); Juruti (PA); Estreito (MA), Aguiarnópolis (TO), Palmeiras do Tocantins (TO); Catalão (GO) e Davinópolis (GO); Itapissuma (PE); Santo André (SP), São Bernardo (SP) e São Paulo (SP); Sorocaba (SP).
 
Para Suzana Sheffield, vice-presidente do Instituto Alcoa, “o programa busca aprimorar ainda mais o desenvolvimento social das comunidades com as quais a Alcoa se relaciona”. O Instituto Alcoa manterá os programas de incentivo ao voluntariado corporativo, como ACTION, BRAVO!, entre outros. Além disso, continuará apoiando as comunidades onde atua no País, por meio de parcerias e aportes a projetos. Nessas localidades, os Conselhos Regionais e os voluntários da Alcoa atuam para a solução das necessidades diagnosticadas pelos moradores, com o auxílio de especialistas designados pelo Instituto Alcoa.
 
Sobre o CIEDS
O GRUPO CIEDS é formado por três instituições: CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, fundado em 1998, Instituição Filantrópica de utilidade pública federal; CIEDS BRASIL, Centro de Integração e Desenvolvimento Sustentável fundado em 2001, Instituição Social com fins não econômicos; e CIEDS Sociocultural, fundado em 2009, Organização Social, em processo de qualificação no Município de São Paulo.
 
Os treze anos de atuação do GRUPO CIEDS resultaram em 280 projetos realizados, mais de 500.000 pessoas beneficiadas diretamente e cerca de 2.000 comunidades atendidas. O GRUPO atua em todo o território nacional, com sedes nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. Mais informações podem ser encontradas em www.cieds.org.br .
 
Sobre o Instituto Alcoa
Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$96 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,3 milhão de horas de trabalho voluntário.
 
Sobre a Alcoa
A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 59 mil funcionários e integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.
 
No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2010 a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil e foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

ACS/Alcoa

 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 4 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados