Start Outdoor
   
   
  Última atualização   18 de abril de 2019 | 07:22:04
Contato

Sistema Municipal de Cultura está sendo elaborado com comunidade artística


Incluída em: 27/09/2012 | 06:58


O Departamento de Cultura do município está coordenando a elaboração do Sistema Municipal de Cultura, que irá planejar ações para o setor dentro dos próximos dez anos. A informação é do diretor de Cultura, Gustavo Passos. Reuniões estão sendo realizadas dentro de cada segmento cultural,  como música, artes plásticas, teatro, cultura popular, dentre outros. As chamadas câmaras setoriais buscam elencar as prioridades para cada setor no município.

 

A divisão em câmaras setoriais e as discussões fazem parte do processo de implantação do Sistema Nacional de Cultura em Poços de Caldas. A adesão do município foi feita em maio deste ano, em evento realizado na Câmara Municipal e palestra no Sesc com o consultor da Unesco e  representante do Ministério da Cultura,  Naudiney de Castro, sendo o Departamento de Cultura do município o órgão executor desta política na cidade.

 

O Sistema Municipal de Cultura, seguindo as  orientações do Ministério, vai servir de base para a Lei Geral da Cultura e  irá contemplar tudo o que está relacionado à área. São cinco eixos prioritários: Órgão próprio gestor de cultura (que em Poços as discussões caminham para a criação de uma Secretaria e uma Fundação de Cultura); Financiamento à Cultura com Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que já existe há 10 anos; e Fundo Municipal de Cultura (que já existe, mas passará a ser mais dinâmico, recebendo os recursos do governo federal repassados após a aprovação do Sistema Municipal de Cultura); Plano Municipal de Cultura, a ser elaborado pelos gestores culturais e artistas partindo das discussões das Câmaras Setoriais;Sistema de Informação de Indicadores Culturais- que irá realizar um diagnóstico da área cultural, em termos quantitativos; Conselho de Política Cultural  (novo nome do Conselho Municipal de Cultura)- órgão deliberativo que irá determinar sobre os recursos do governo federal que virão após aprovação do Sistema Municipal de Cultura, além de acompanhar as políticas do setor. O conselho é que irá decidir onde serão aplicados estes recursos.

 

“Estamos finalizando os trabalhos nas câmaras setoriais. Nos próximos dias, iniciaremos as reuniões com todos os segmentos para concluirmos esta discussão”, explica do diretor de Cultura. As propostas seguirão para o Conselho de Cultura, onde será formada uma Comissão Relatora, cujo trabalho será formatar as decisões das Câmaras Setoriais numa legislação única. Esta formatação será apresentada dentro da Conferência de Cultura, que será realizada próximo ao aniversário da cidade, no inicio de novembro. “Mais uma vez será o espaço para os artistas e gestores opinarem sobre esta formatação final e esperamos mais uma vez a participação de todos nas discussões para que o projeto seja encaminhado pelo Executivo à Câmara para aprovação final”, destaca Gustavo Passos.

 

Ele salienta ainda que as propostas do Sistema Municipal de Cultura irão nortear o setor para os próximos dez anos. “Mas avaliações são previstas anualmente. Isso tudo para que a cidade possa pensar cultura de forma mais planejada, articulada com os gestores culturais. Um planejamento em que todos possam se beneficiar. Não só os artistas, mas a economia do município como um todo”, conclui Gustavo Passos.

 

Encontros

 

Para manter contatos com os gestores nacionais e estaduais, representantes do Departamento de Cultura de Poços estão constantemente viajando para a região. Em Pouso Alegre, na semana passada, o diretor de cultura esteve com superintendentes da Secretaria de Estado da Cultura, discutindo prioridades dentro do Núcleo de Interiorização, que congrega 140 municípios do sul do estado.

 

Ainda na primeira quinzena de setembro, o diretor esteve em Itajubá, participando do Festival Itajubense de Cultura e Arte, onde se encontrou com Naudiney de Castro e pôde relatar como está o andamento do Sistema Municipal de Cultura em Poços.

 

ACS/Prefeitura de Poçosde Caldas

 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 4 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados