Start Outdoor
   
   
  Última atualização   22 de agosto de 2019 | 17:44:58
Contato

Representantes da Secretaria de Educação fazem visita técnica ao Piauí


Incluída em: 22/10/2012 | 06:59


Duas representantes da Secretaria Municipal de Educação realizam, no dia 5 de novembro, uma visita técnica ao Piauí. A viagem é parte integrante do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças, promovido pelo Ministério da Educação, no qual Poços de Caldas obteve a terceira colocação na categoria Secretarias de Educação.

 

Da mesma forma, o município irá receber, na próxima semana, no período de 23 a 26 de outubro, a visita de representantes do Pará, que virão conhecer a estrutura que permitiu a Poços de Caldas obter destaque nacional com seu programa de educação inclusiva. Hoje, o programa já está presente em todas as 25 escolas municipais de ensino fundamental, com 276 alunos com algum tipo de deficiência frequentando a escola regular, auxiliados por cuidadores. Nos Centros de Educação Infantil o projeto também já é realidade, com 64 alunos assistidos. Na outra ponta, o Cedet, o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento, atende aos alunos com altas habilidades, num total de 135 participantes.

 

“A experiência premiada mostra o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em relação à implantação de uma proposta pedagógica que garantisse a inclusão de alunos com deficiência nas salas de aula comum, com o propósito de tornar efetivo o direito de todos à educação, partindo dos ideais já previstos em nossa Constituição onde estão legitimados os direitos e a não discriminação às pessoas com deficiência, como consta no artigo 5”, destaca Etiene Carvalho Guedes, do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. Ela será uma das representantes de Poços na viagem, juntamente com Rosa Maria Martins Alves, do mesmo setor. Os custos do intercâmbio são de responsabilidade do Ministério da Educação.

 

O Programa “Caminhando todos juntos: Educação inclusiva-acolher, desenvolver, participar” desenvolve ações através dos seguintes campos de atuação: •Profissionais de apoio/cuidador para auxiliar o professor na sala de aula no atendimento das crianças com deficiência que necessitam de cuidados específicos; •Metodologia de ação nas Salas de Recursos Multifuncionais, de acordo com a Política Nacional da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, garantindo o AEE- Atendimento Educacional Especializado em todas as escolas do ensino fundamental; •Atendimento aos alunos com altas habilidades através do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento; •A formação continuada aos profissionais que atuam com o público alvo da Educação Especial; •A acessibilidade em todos os níveis.

 

“Através da criação deste programa, nasce um novo paradigma de educação em nosso município, onde o que importa é a capacidade que o aluno tem de adquirir o conhecimento e não a forma como ele adquire. Nesse contexto, o processo de construção de escolas verdadeiramente inclusivas, que não cumprem a Lei, apenas, mas que possibilitam mais do que instrução e socialização, promovem dignidade, vem se efetivando”, conclui a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

 

ACS/Prefeitura de Poços de Caldas

 

Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui Pocos-Net 2017 2



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados