Lu Conviteria - Convites de Casamento
   
   
  Última atualização   22 de outubro de 2019 | 10:40:22
Contato

Minas Gerais vai sediar conferência internacional inédita no setor cafeeiro


Incluída em: 15/07/2013 | 10:31


Minas Gerais vai receber neste ano a IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais. O encontro será realizado pela  primeira vez no Brasil e faz  parte da programação da Semana Internacional do Café,  um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), a  8ª edição do Espaço Café Brasil – Feira Internacional de Café –, além de mais de dez encontros inéditos no Estado.

A IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais é apoiada por duas das mais importantes entidades do mercado de cafés de qualidade no mundo: o Coffee Quality Institute (CQI) e a Specialty Coffee Association of America (SCAA). Durante o encontro, especialistas internacionais mostrarão pesquisas recentes sobre os cafés naturais – tipo de processamento em que o fruto seca com a casca no terreiro e que, entre outras qualidades, confere mais doçura à bebida. Os participantes terão ainda a oportunidade de provar os melhores cafés nacionais brasileiros que passam por este método. As outras edições foram realizadas no México e em países da África.

Entre os palestrantes da conferência em Belo Horizonte estará o mexicano Manuel Diaz, mestre em torra de café e responsável pela elaboração de diferentes perfis sensoriais para competições internacionais. Também participam o diretor-executivo da Coffee Quality Institute (CQI), David Roche, que representa estudos e provas profissionais de cafés de qualidade,  e o professor-doutor na Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Borém, um dos maiores especialistas em cafés naturais no Brasil.

A quarta edição da conferência será realizada nos dias 11 e 12 de setembro. Ao final do encontro será elaborado um documento oficial inédito: Guia de Referência e Padrões dos Cafés Naturais no Mundo. A programação completa e o formulário para a inscrição antecipada – no valor de R$ 150 – estão no site www.espacocafebrasil.com.br.

Outros eventos
Além da conferência internacional, visitantes nacionais e internacionais poderão participar de mais de dez encontros e palestras durante a Semana Internacional do Café, com acesso a conteúdos exclusivos e a especialistas do mercado. A maior parte da programação técnica será realizada pela primeira vez em Minas Gerais.

Um dos eventos de bastante procura é a Rodada de Negócios & Coffee of The Year 2013, onde compradores e empresários de diversos países circulam nas mesas de provas para a avaliação sensorial do café e a compra das sacas. O público visitante terá a oportunidade de provar cafés da nova safra e votar naquele de que mais gosta.

Para os que se interessam em conteúdo e assuntos do mercado de café, haverá  o DNA Café 2013 – Seminário Internacional, nos dias 9 e 10 de setembro, com 12 horas de conteúdo sob o tema Desenvolvimento, novidades e ações para um futuro sustentável de toda a cadeia do café, com foco em temas relevantes para o dia a dia de produtores, técnicos, profissionais do setor e estudantes da área.

Outra novidade é a antecipação da pré-seleção do Cup of Excellence, principal concurso de cafés especiais do Brasil e do mundo. Organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o 14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013 recebe amostras de alta qualidade de grãos de todo o Brasil, que são avaliadas por provadores profissionais. As amostras classificadas na pré-seleção irão para a Fase Nacional do concurso (de 30/9 a 4/10).

Durante a feira,  mais palestras, workshops e encontros serão realizados na Sala Inteligência de Mercado, na Cafeteria Gourmet e na Sala Encontros do Café, onde lideranças de diversas áreas trocam experiências, como a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA-Brasil), o Business Experience: Proprietários de Cafeterias, Certificadoras e a Cafeicultura Familiar, Q Graders, entre outros. Durante a SIC serão também realizados os Campeonatos Brasileiros de Baristas, que premiam os melhores profissionais do país no preparo de café.

Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café será promovida pelo Governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) –, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC , Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Café Editora, promotora do Espaço Café Brasil.

Uma das atrações da Semana Internacional do Café será a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber reunião da OIC reflete a importância do Estado para a cafeicultura mundial. Na reunião, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café.

Já  o Espaço Café Brasil chega pela primeira vez a Minas e é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para todos os setores do café. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais, e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos, tendências.

Serviço: Semana Internacional do Café
Local: Expominas, Belo Horizonte/MG
Data: de 9 a 12 (pavilhão de exposições) e dia 13 (visitas técnicas a regiões produtoras)
Reunião OIC: Evento fechado para países membros e observadores
8º Espaço Café Brasil: de 9 a 12 de setembro, das 12h às 20h (feira de negócios e eventos técnicos)
Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br | www.espacocafebrasil.com.br

Agência Minas

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados