Pocos-Net 2017 1
   
   
  Última atualização   22 de outubro de 2019 | 11:44:25
Contato

Educadores norte americanos conhecem experiências de Minas na área da educação


Incluída em: 13/08/2013 | 09:45


Minas Gerais é o último ponto de parada de dois educadores norte-americanos que participam do Programa Intercâmbio de Diretores Norte-Americanos ao Brasil. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a Embaixada Americana, que visa estimular a troca de experiência entre educadores de diferentes países.

Até o dia 14 de agosto, o Superintendente de Educação do Distrito Escolar de Carbondale – em Carbondale, Illinois, Michael Shimsha; e a vice-superintendente Distrito Escolar de Belmont-Redwood Shores – em Belmont, Califórnia, Suzanne Roy, conhecerão um pouco mais da experiência mineira em educação. Segundo Michael Shimsha, o objetivo da visita é compartilhar experiências. “Viemos conhecer um pouco da experiência mineira na educação básica. É um intercâmbio administrativo, onde vamos aprender e também trazer um pouco da nossa vivência também”, afirma.

Os educadores estão no Brasil há uma semana e já conheceram um pouco mais das iniciativas desenvolvidas no Espírito Santo, Suzanne Roy destaca o que mais chamou sua atenção nas escolas brasileiras. “Estou achando tudo lindo. Destacaria a paixão dos professores e dos alunos pelo ensino”.

Em sua primeira agenda em Minas Gerais, os educadores participaram de uma reunião com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e foram apresentados aos projetos pedagógicos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).  O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), o Reinventando o Ensino Médio e o projeto Educação em Tempo Integral foram algumas das iniciativas apresentadas aos visitantes. Os educadores também conheceram a dinâmica de funcionamento da Magistra – Escola de Formação de Desenvolvimento Profissional de Educadores, do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

“Nada é mais importante que a comparação. Ninguém hoje vive isolado no mundo globalizado em que todos os processos têm dimensões que extrapolam as fronteiras nacionais, estaduais e locais. Então, essa troca de experiência é extremamente positiva principalmente porque, nos Estados Unidos, alguns dos problemas que nós temos eles já superaram. Outros problemas que nós temos são muito diferentes dos problemas deles. Mas essa troca de experiência permite uma boa reflexão, aperfeiçoa os diagnósticos e cria condições para a socialização de boas práticas. Além disso, só dessa reunião de hoje já nasceu a possibilidade de novos programas de intercâmbio, inclusive com proposta da Cônsul Merry Miller para a possibilidade de ampliar o intercâmbio que iniciamos esse ano com o Canadá para os Estados Unidos também”, ressalta Ana Lúcia Gazzola.

Na tarde desta segunda-feira (12), os educadores visitarão as Escolas Estaduais Paschoal Comanducci e Pedro II, ambas em Belo Horizonte. Já na terça-feira (13), Suzanne Roy e Michael Shimsha participarão do ‘Seminário Estadual Intercâmbio de Experiências em Gestão Escolar’.

Agência Minas
 

Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5 2 - Anuncie Aqui



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados