TV Poços
   
   
  Última atualização   12 de novembro de 2019 | 20:00:57
Contato

Hemominas realiza coleta de sangue em Poços de Caldas


Incluída em: 26/10/2011 | 15:21


A Fundação Hemominas realiza neste sábado, 29 de outubro, coleta de sangue e cadastro de candidatos à doação de medula óssea em Poços de Caldas, das 7h às 11h30, na Unidade da Hemominas no município. Normalmente a Unidade não funciona aos sábados. 

Toda a população de Poços de Caldas está convidada a doar sangue. A Hemominas está localizada na Avenida José Remígio Prezia, 303, Jardim dos Estados. Aqueles que não puderem doar sangue ou se cadastrar como candidato a doação de medula óssea no sábado podem comparecer à Hemominas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30. A doação de sangue pode ser agendada pelo telefone (35) 3712-9012.

Critérios para a doação de sangue
Segundo a Portaria 1.353, do dia 13 de junho, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar  acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.  Para candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, que comparecerem nas unidades da Fundação Hemominas, a doação de sangue será permitida com a presença dos pais, tutores ou guardiães, ou autorização dos responsáveis legais com firma reconhecida em cartório. Acima de 60 anos só poderão doar aquelas pessoas que já tenham realizado uma primeira doação.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Critérios para o cadastro de candidatos à doação de medula óssea
Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

No momento do cadastro, é indispensável a apresentação de documento oficial de identidade válido com foto. Durante a coleta da amostra de sangue, o candidato assina um Termo de Consentimento para que seus dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética sejam incluídos no Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país. Se for encontrado um doador compatível, o mesmo é convidado a fazer, voluntariamente, a doação (o Inca mantém em sigilo a identidade do paciente).

Para mais informações sobre os critérios para o cadastro de medula óssea acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/medula_ossea.html ou ligar para o 155, a ligação é gratuita em todo o Estado.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.
 
ACS/Hemominas
 

Pocos-Net 2017 2 Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados