Avalon
   
   
  Última atualização   25 de janeiro de 2020 | 15:37:12
Contato

Funed é referência nacional na análise de medicamentos


Incluída em: 12/07/2011 | 10:12


A Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi certificada como laboratório referência de análise para o sistema nacional de vigilância sanitária pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) que também reconheceu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como autoridade reguladora sanitária de medicamentos. O anúncio foi feito pela Opas/OMS, em Brasília (DF), durante a VI Conferência da rede Parf - Rede Pan-Americana para Harmonização e Regulamentação Farmacêutica - e é o reconhecimento de que o Brasil está apto e credenciado para atuar na regulamentação e controle de toda cadeia de produção de medicamentos no país, podendo até mesmo exportar para outros países e com papel determinante também nas ações de prevenção e combate à falsificação.
 
Como parte do processo de obtenção da certificação, a Anvisa escolheu o laboratório da Funed para ser auditado e ser o laboratório referência na área de vigilância da qualidade dos medicamentos consumidos no Brasil. “Comprovamos mais uma vez a confiabilidade dos resultados dos nossos ensaios e a excelência das atividades feitas aqui e ainda contribuímos para o reconhecimento da Anvisa como autoridade sanitária”, comemora o diretor dos laboratórios, Julio César Martins Siqueira.
 
O reconhecimento do laboratório da Funed como referência para as Américas é o primeiro passo para a conquista da pré-qualificação junto à Organização Mundial da Saúde. Em março deste ano, a OMS esteve na Fundação Ezequiel Dias para avaliar o nível de adequação dos procedimentos da Funed às normas internacionais de qualidade. Foram avaliados o sistema de gestão da qualidade e todo o serviço analítico, realizado pelo laboratório de medicamentos da Fundação. 
 
Atualmente, a Funed faz as análises de medicamentos para o Ministério da Saúde, de acordo com a demanda para monitoramento e também investigação em caso suspeita de contaminação e/ou falsificação. Com o reconhecimento, a Funed também poderá expandir o serviço prestado para atender a outras demandas internacionais por meio da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
O processo de certificação e qualificação de laboratórios é feita no mundo todo, mas, até então, no Brasil não havia laboratórios credenciados. “Os nossos laboratórios estão muito bem preparados. Já somos acreditados por importantes órgãos nacionais e essa certificação reafirma nosso compromisso com padrões internacionais de qualidade”, conclui o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães.
 
Opas/OMS
A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Ela também atua como Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas. Técnicos e cientistas de vários países do mundo estão vinculados a Opas. São eles que promovem a transferência de tecnologia e a difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados Membros da Opas/OMS. A Opas coopera, através desses técnicos e cientistas, com os governos para melhorar políticas e serviços públicos de saúde, estimulando o trabalho em conjunto com os países, para alcançar metas comuns como iniciativas sanitárias multilaterais, de acordo com as decisões dos governos que fazem parte do corpo diretivo da Organização.
 
Agência Minas
Pocos-Net 2017 3 Pocos-Net 2017 5 PINHAL net 2017 4



ENQUETE

Sites Poços - Net | Anuncie | Central de Denúncias | Trabalhe na Rede Sulmineira de Provedores Ltda. | Política de Privacidade
© Copyright 1996-2013, Grupo Poços-Net - Todos os direitos reservados